Green bonds: o que são títulos verdes e quem pode emitir?

Com os índices preocupantes relacionados aos impactos ambientais, adotar ações e metas para minimizar seus efeitos se tornou uma responsabilidade dos governos e das empresas. Com isso, práticas sustentáveis sociais, ambientais e de governança ganharam espaço nos mais variados contextos, inclusive no mercado financeiro. Assim, surgiram os green bonds.

Ainda não conhece muito bem esse termo e quer entender melhor do que se trata? Preparamos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que são green bonds?

Os green bonds, ou títulos verdes, são títulos financeiros cuja finalidade é financiar projetos com foco na promoção da sustentabilidade, ou seja, o valor arrecadado é investido em projetos sustentáveis e que geram impactos positivos ao meio ambiente. Com isso, é possível obter retorno financeiro ao investir de maneira sustentável.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi a primeira instituição financeira a emitir um green bond no exterior, em 2017.

Outro ponto relevante é que os green bonds estão ligados às práticas de ESG, considerando que o objetivo é custear projetos com impacto ambiental positivo. Dessa forma, são vistos como um instrumento financeiro ESG, já que possibilitam que os investidores apliquem seu capital em medidas que atendam a requisitos ambientais específicos.

Portanto, é uma possibilidade de integrar a estratégia financeira da organização com práticas de sustentabilidade, propiciando o aprimoramento das práticas ESG em toda a empresa.

Quem pode emitir green bonds?

Empresas públicas, privadas e de capital misto estão aptas a emitir títulos verdes. Podem fazer parte dessa categoria de investimento:

  • Debêntures;
  • Debêntures de Infraestrutura;
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA);
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Como a emissão é feita na prática?

A seguir, veja quais são os passos para a emissão de um título verde.

Pré-emissão e elaboração dos projetos

As empresas ou os governos elaboram projetos de conservação ambiental ou que resolvam problemas associados às mudanças climáticas. Essas medidas são submetidas para aprovação, ou não, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Certificação

Um avaliador externo realiza a análise do título, que averigua se os recursos serão aplicados a projetos ambientalmente responsáveis e com métricas de impactos claras e bem definidas.

Emissão e oferta

Nessa etapa, um banco, uma financeira ou uma empresa, com credencial no mercado de capitais, oferece o título a investidores. Aqui, são estabelecidos os prazos e a frequência com que o investidor vai receber os resultados acordados.

Pós-emissão

Os recursos obtidos são acompanhados. Cabe ao emissor do título divulgar relatórios referentes aos resultados ambientais dos projetos financiados.

Quais os benefícios de investir em green bonds?

Além do retorno financeiro, o investidor de green bonds obtém benefícios como:

  • contribuição para projetos ambientais;
  • alcance de rentabilidade com a sustentabilidade;
  • contribuição ao planeta com investimento de baixo risco;
  • alcance de créditos favoráveis;
  • participação no crescimento do mercado;
  • possibilidade de isenção de alguns impostos.

Como vimos, por meio da emissão de green bonds, é possível alinhar o desenvolvimento econômico do negócio com práticas sustentáveis e compromisso com a redução de impactos ambientais. Com isso, conquista-se uma imagem positiva no mercado e outros benefícios.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e confira nossas publicações sobre diversos temas!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This