Dia Nacional de Combate ao Fumo: veja 8 riscos do tabagismo
No Brasil, a data 29 de agosto é conhecida como o Dia Nacional do Combate ao Fumo, conforme estabelecido pela Lei nº 7.488/1986. O programa tem a finalidade de conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo. Trata-se de uma medida bastante significativa, considerando que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do cigarro é uma das principais causas de morte no mundo.
Mais de 7 milhões de pessoas morrem por ano pelo uso direto do produto, enquanto 1,2 milhão se prejudica pelo fumo passivo — quando não se fuma diretamente, mas há contato com o tabaco.
Considerando que muitas pessoas que fumam desejam largar o cigarro, mas apresentam dificuldades para alcançar esse objetivo, elaboramos este conteúdo com informações relevantes e que vão auxiliar nessa trajetória. Confira!
Quais são os riscos do tabagismo para o organismo?
O hábito de fumar é um fator de risco para a ocorrência de vários problemas de saúde. A seguir, confira os principais!
- Desenvolvimento de vários tipos de câncer: pulmão, bexiga, colo do útero, laringe, faringe, rim, pâncreas, ureter, fígado, esôfago, traqueia, boca, estômago, reto, entre outros.
- Infecções respiratórias, como pneumonia e asma.
- Tuberculose.
- Osteoporose.
- Úlcera gastrointestinal.
- Infertilidade em homens e mulheres.
- Impotência sexual.
- Catarata.
Sendo assim, não há dúvidas da importância de campanhas relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Quais são os caminhos para quem quer deixar de fumar?
Parar de fumar é um processo desafiador, que vai além da vontade. Inclusive, o tabagismo está inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID). Não há um método infalível, mas algumas ações podem funcionar melhor. O importante é ser determinado e não desistir.
Diminuir a quantidade até parar de fumar
Você pode começar de forma gradual, reduzindo o número de cigarros fumados diariamente. Nessa estratégia, ajuda bastante demorar o máximo possível para fumar o primeiro cigarro do dia, já que isso aumenta a possibilidade de chegar ao fim do dia diminuindo a quantidade habitual.
Evitar os gatilhos do fumo
É necessário cortar aquilo que estimula a vontade de fumar. Tem pessoas que fumam após as refeições. Nesse caso, o ideal é escovar os dentes assim que terminar. Outros, após tomar café. Então, suspender a bebida por um período é uma ideia interessante.
Um gatilho potente é o uso de bebida alcoólica, que acelera o metabolismo da nicotina e traz a vontade de fumar mais rápido, além de afetar o autocontrole. Isso compromete, consequentemente, a decisão de parar com o uso de cigarros.
Investir em elementos saudáveis
Para vencer a vontade de fumar, você pode contar com medidas simples como beber água e consumir frutas geladas, mascar cravos, comer palitos de legumes crus, chupar cubos de gelo, entre outros. Todos são itens saudáveis e que ajudam a vencer o desejo de fumar.
Também é possível investir na prática de atividade física regular, o que vai ajudar para que permaneça na sua meta, além de contribuir para uma vida mais saudável, aumento da disposição, maior qualidade do sono e demais benefícios.
Buscar ajuda especializada
Mesmo com as dicas acima, parar de fumar pode ser bastante desafiador, o que leva ao risco de voltar a consumir cigarros após um tempo sem fumar. Entre os principais motivos, está a abstinência.
É preciso deixar claro que isso não representa fraqueza, mas, sim, um sinal de que outras estratégias precisam ser colocadas em prática. Entre elas, é importante a ajuda de um especialista, como um psicólogo ou um psiquiatra.
O auxílio psicológico colabora bastante, já que o hábito de fumar está ligado aos estímulos comportamentais, bem como a recomendação de tratamento medicamentoso, em alguns casos, pois o remédio ajuda a combater a dependência.
Como pode perceber, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma data que precisa ser promovida, já que, por meio dela, é possível orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do tabagismo e implementar ações que podem contribuir para o bem-estar, saúde e qualidade de vida de milhares de pessoas, além de contribuir para a diminuição do número de óbitos em virtude do tabagismo apresentado no início desse post.
Achou este artigo interessante? Então, compartilhe em suas redes sociais para que o maior número de pessoas possível possa ser alcançado!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso você queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.