5 doenças respiratórias relacionadas ao trabalho

Doenças respiratórias relacionadas ao trabalho são bem mais frequentes do que possa parecer. É importante estar atento às condições do ambiente laboral a fim de prever a presença de substâncias perigosas e as possibilidades do surgimento de casos, para poder tomar medidas preventivas.

Normalmente, essas enfermidades aparecem ou são agravadas em razão do material suspenso no ar do local de desenvolvimento das atividades. Entre esses agentes podem estar substâncias químicas voláteis, poeiras químicas e poeiras orgânicas, entre outros.

Continue a leitura e conheça 5 doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.

1. Asma

A asma é a doença pulmonar ocupacional que surge com maior frequência. Para se ter uma ideia, a asma resultante de exposição no ambiente laboral é a doença respiratória associada ao trabalho de maior prevalência em países desenvolvidos.

Cada vez existem mais agentes capazes de levar à asma, sejam produtos orgânicos (animais e vegetais) ou industriais. Os principais agentes da broncoconstrição (fechamento dos brônquios respiratórios) podem ser assim relacionados:

  • proteínas de animais ou de vegetais;
  • proteínas sintéticas utilizadas na indústria têxtil, em colas e em detergentes;
  • agentes metálicos industriais;
  • produtos sintéticos utilizados em tintas spray e espumas.

2. Silicose

A silicose é uma doença que se caracteriza pela formação de lesões nodulares nas partes superiores dos pulmões. Essas lesões resultam da inflamação e cicatrização dos tecidos pulmonares em razão da inalação de finas partículas de sílica cristalina (poeira de sílica).

A enfermidade provoca dificuldade respiratória sempre que se fizer algum esforço. A situação pode evoluir para a ocorrência de tosses frequentes e falta de ar por incapacidade respiratória, ou ainda, para o câncer de pulmão.

3. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Conhecida pela sigla DPOC, em muitos casos é causada pelo tabagismo. No entanto, parte dos casos é provocada ou desencadeada pela inalação de substâncias gasosas, vapores ou partículas de poeiras minerais.

Geralmente, é composta pela bronquite (inflamação e excesso de muco nas vias respiratórias) e enfisema (destruição das passagens de ar). Trabalhadores agrícolas e da mineração são os mais expostos às condições que levam à DPOC.

4. Bissinose

A bissinose é uma reação de broncoconstrição resultante da inalação de poeira de espécies vegetais têxteis antes do processamento, como algodão, linho e cânhamo. É provocada por uma endotoxina bacteriana da poeira de algodão.

A doença provoca inicialmente uma opressão no peito e dispneia (dificuldade para respirar), sintomas que podem desaparecer em uma semana. Com a continuidade da exposição, os sintomas podem retornar e desaparecer sucessivas vezes.

5. Câncer de pulmão

Um ambiente de trabalho, dependendo da atividade desenvolvida, pode expor os trabalhadores a fibras de amianto, compostos de níquel, arsênio e materiais de combustão de petróleo, entre outros. Esses produtos podem ainda reagir com a fumaça do tabaco aumentando sua agressividade ao organismo.

Embora os casos de câncer de pulmão sejam subnotificados pelo fato de grande parte dos pacientes serem fumantes, o tabagismo passivo também representa forte incremento nas causas ocupacionais. Na verdade, quando associado a poeiras e gases do ambiente laboral o tabagismo amplia muito os danos causados.

Como se vê, as doenças respiratórias relacionadas ao trabalho precisam ser conhecidas e preventivamente corrigidas as condições em que as atividades são desenvolvidas, pelo alto que risco que representam para a saúde dos colaboradores da empresa.

Aproveite agora e descubra quando investir em um programa de proteção respiratória.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.