Afinal, o que é o câncer ocupacional? Entenda!
O câncer ocupacional é resultado sobretudo da exposição a agentes ambientais cancerígenos. Em determinados ambientes de trabalho, ocorrem elevadas concentrações desses agentes, seja no ambiente propriamente, seja no processo de produção.
Existem diferentes tipos de câncer que podem resultar da ação desses agentes. Conhecer tais fatores e promover medidas para minimizar sua presença ou eliminá-los da possibilidade de exposição dos colaboradores é indispensável.
Continue a leitura e descubra o que é o câncer ocupacional e como adequar o ambiente da empresa.
O que é câncer ocupacional?
Carcinogênese é o nome que se dá ao processo de formação de um câncer no corpo, ou seja, um desenvolvimento irregular de determinado grupo de células em uma região qualquer do organismo. Essas células se dividem de maneira descontrolada, constituindo um aglomerado disforme, em vez de um tecido regular e organizado.
Essas novas células continuam se reproduzindo por conta própria, sem qualquer gestão do organismo. Em muitos casos, podem invadir outros tecidos que estejam próximos. É quando se diz popularmente que “o câncer está se espalhando”.
Além disso, também podem se manifestar em pontos distantes da área de origem, viajando pela corrente sanguínea, por exemplo, e exportando o processo irregular de crescimento. Essas situações configuram a chamada metástase.
São mais de 100 tipos dessa doença acometendo o corpo humano, como o câncer de pele, o câncer de mama e o câncer de próstata, entre os mais conhecidos. Alguns deles podem ser provocados por causas relacionadas ao trabalho da pessoa e, quando isso ocorre, constitui-se um caso de câncer ocupacional.
Assim, quando se fala em câncer ocupacional, não se trata de uma doença específica, mas de um câncer entre os diversos tipos existentes, mas com uma característica fundamental: sua origem está relacionada ao ambiente laboral.
Nesses casos, quase sempre o câncer ocupacional é resultado da exposição do colaborador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos que, por fim, são caracterizados como carcinogênicos. Esse termo especifica a capacidade de provocar o surgimento de câncer no organismo.
Quais os principais tipos de câncer relacionados ao trabalho?
O Ministério da Saúde publicou, no ano de 2021, a primeira edição do Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil. Na elaboração desse estudo, foram selecionadas 18 tipologias de câncer associadas ao trabalho, como você vê a seguir:
- bexiga;
- sistema nervoso central;
- esôfago;
- estômago;
- fígado e vias biliares intra-hepáticas;
- glândula tireoide;
- laringe;
- leucemias;
- linfoma não Hodgkin;
- mama;
- melanoma cutâneo;
- mesotelioma;
- mieloma múltiplo;
- nasofaringe;
- ovário;
- próstata;
- rins;
- traqueia, brônquios e pulmões.
Como adequar o local de trabalho de forma saudável?
Como o câncer ocupacional se desenvolve em razão de exposição a agentes carcinogênicos existentes no ambiente de trabalho, a adequação desse ambiente é indispensável para torná-lo saudável. Os fatores de risco, no entanto, podem ser de duas naturezas:
- endógenos: com origem na própria pessoa, são hereditários;
- externos: são os fatores ambientais.
Esses dois fatores se relacionam e interagem, podendo resultar no início das alterações celulares próprias do câncer. As ações no ambiente de trabalho objetivam reduzir ou eliminar a ocorrência de exposição àqueles fatores potencialmente cancerígenos. Veja, a seguir, as medidas que podem ser tomadas:
- remoção da substância cancerígena do local de trabalho;
- controle da emissão de substâncias cancerígenas no ar;
- controle da exposição dos colaboradores;
- rigor na utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos;
- manutenção de boa ventilação no local de trabalho;
- orientações de educação ambiental em saúde quanto à exposição a agentes cancerígenos;
- aprimoramento dos serviços de medicina do trabalho;
- proibição do tabagismo no ambiente de trabalho.
Como você pode ver, o câncer ocupacional é, na verdade, um elenco de possibilidades de adoecimentos com desenvolvimento de um tumor, quase sempre provocado por agentes físicos, químicos ou biológicos existentes no ambiente de trabalho ou ao longo dos processos de produção.
Você já teve conhecimento de algum caso de câncer ocupacional? Registre aqui suas impressões ou um comentário sobre esse tema.
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.