Anamnese ocupacional: saiba o que deve constar em uma
A saúde e a segurança no trabalho são temas sempre em alta, sendo duas das principais responsabilidades das empresas, especialmente em setores nos quais há maior risco ocupacional, como na construção civil e na indústria, por exemplo. Por isso, é importante pensar nessa questão com antecedência. Uma das melhores ferramentas para auxiliar nessa tarefa é a anamnese ocupacional.
O termo pode ser familiar para quem tem contato com o campo da medicina, e, de fato, é uma das ações mais importantes que a empresa deve tomar para prevenir danos à sua equipe e ao seu negócio.
Acompanhe e entenda o que é a anamnese ocupacional, qual é sua importância e como executá-la em seu negócio.
O que é anamnese ocupacional?
A anamnese, na medicina, é uma entrevista aplicada por um profissional médico com o intuito de reunir informações clínicas. A anamnese ocupacional segue o mesmo princípio, mas sua finalidade é obter dados sobre a saúde do colaborador dentro do ambiente de trabalho. Esse é também um procedimento obrigatório na elaboração do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Quais informações devem constar na anamnese ocupacional?
Como a anamnese é uma entrevista, o mais importante é saber quais perguntas devem ser incluídas, que devem estar alinhadas com o artigo 87 do Código de Ética Médica. Veja aqui os dados que não podem faltar.
Dados de identificação
O primeiro passo é coletar informações sobre o próprio colaborador e a empresa onde ele trabalha. Esses dados são usados para associar cada entrevista a cada colaborador, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados.
Queixa principal
É quando o trabalhador explica por que buscou essa consulta, se for o caso. Considerando que o foco está na saúde no trabalho, as perguntas geralmente são voltadas para sua função.
Perguntas sobre saúde em geral
Em seguida, o médico do trabalho deve fazer perguntas sobre o estado geral de saúde do paciente, como sua alimentação, se pratica exercícios, entre outros. Aqui, você estabelece um perfil geral do indivíduo.
Histórico médico e pessoal
Naturalmente, também há a coleta de informações médicas do colaborador, incluindo observações imediatas e exames já realizados, além de qualquer histórico de doença por parte do trabalhador ou sua família. Nesse ponto, o médico do trabalho também pode solicitar novos exames, caso ache necessário.
Questões relacionadas diretamente ao trabalho
Uma parte importante dessa entrevista é entender como o trabalho afeta a saúde do colaborador. Para isso, também é necessário fazer perguntas específicas para sua função, por exemplo, sobre o uso de equipamentos de segurança, o tempo de trabalho, a exposição a fatores como calor e movimento etc.
A aplicação da anamnese ocupacional faz uma grande diferença na performance, na proteção da sua equipe e no ambiente de trabalho. Com o aprimoramento dessa metodologia e o melhor uso da tecnologia, é possível compreender mais a fundo quais elementos afetam a saúde do trabalhador e como a empresa pode se posicionar para minimizar esses riscos.
Quer continuar recebendo mais dicas para aprimorar a saúde e a segurança do trabalho em sua empresa? Então, siga nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Twitter agora mesmo!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.