Dia do Técnico em Segurança do Trabalho: qual a importância do profissional?
Você sabia que em 27 de novembro é comemorado o dia do Técnico em Segurança do Trabalho? Sendo assim, é uma data importante já que homenageia os profissionais que tem como função garantir a proteção e segurança dos funcionários da empresa em que trabalha. Isso acontece por meio do auxílio na identificação de riscos e implementação de práticas preventivas para evitar acidentes e construir um ambiente laboral seguro, saudável e harmônico para todos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar algumas informações relevantes para você. Confira!
O que é comemorado no dia do Técnico em Segurança do Trabalho?
O intuito da data é lembrar a Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, criada para regularizar a profissão no Brasil e definir as regras para a formação e atuação no segmento de Segurança do Trabalho.
Assim, também parabeniza a todos os profissionais que exercem a atividade de garantir aos colaboradores das empresas condições mais dignas, por meio da elaboração de ações preventivas com foco na redução e extinção dos acidentes de trabalho.
Qual a importância desses profissionais?
Os técnicos em Segurança do Trabalho trabalham com a finalidade de garantir as condições mais adequadas de trabalho para os funcionários das mais variadas áreas, e assim colaborar com a segurança, saúde e bem-estar durante a execução das atividades laborais. Por meio dos seus serviços é que acidentes podem ser evitados, principalmente em ambientes com maior risco, como indústrias e obras, por exemplo. Entre as principais atividades exercidas, estão;
- elaboração de medidas de conscientização de colaboradores;
- inspeção de equipamentos e condições de trabalho;
- investigação e análise de causas de acidentes;
- desenvolvimento de programas de treinamento
- execução de procedimentos preventivos de segurança;
- averiguação do cumprimento de normas;
- divulgação de normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
- indicação, requisição e inspeção dos equipamentos de proteção individual e coletiva;
- produção de relatórios referentes à segurança e saúde do empregado.
O que é preciso para se tornar um técnico em Segurança do Trabalho?
Para se tornar um técnico e atuar no ramo da Segurança do Trabalho, é necessário realizar um curso técnico. Geralmente, o tempo de duração dos estudos é de um ano e meio, com o objetivo de formar profissionais aptos e capacitados para lidar com as exigências e desafios do mercado de trabalho no segmento, que tem ofertado oportunidades interessantes de trabalho.
Além de realizar o curso, ter todo o conhecimento necessário a respeito das normas regulamentadoras (NRs) e manter-se sempre atualizado sobre as suas alterações, o profissional precisar ter habilidades como senso crítico, analítico e preparação para solucionar problemas e imprevistos do dia a dia.
Esses atributos vão ajudar na elaboração de relatórios de riscos, análise de aspectos que não estão conforme as legislações vigentes, bem como na propositura de soluções para evitar acidentes, penalidades e demais prejuízos para a empresa e sua equipe.
Como pode perceber, o técnico em Segurança do Trabalho é um profissional indispensável para as empresas que se preocupam com a saúde e segurança dos seus funcionários, e que buscam manter um ambiente organizacional salubre e de acordo com as especificações previstas em normas.
Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ter acesso a conteúdo atuais sobre outros temas!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.