O Abril Verde se tornou uma data muito importante para aqueles que se preocupam com a segurança do trabalho. Afinal, é um mês que busca sensibilizar a todos para a reflexão e elaboração de métodos de prevenção contra as doenças e os acidentes originários da execução das funções no trabalho.

A finalidade dessa data é proporcionar um tempo para que pensemos no bem-estar e em melhores condições laborais para os trabalhadores. Quer entender melhor como funciona o Abril Verde? Então, continue a leitura!

O que é o Abril Verde?

Trata-se de um programa com participação espontânea da população, criado com o intuito de elaborar uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

O movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, que corresponde à Segurança no Trabalho. Por isso, o mês de abril deve ser celebrado como a data específica para aprimorar as relações e a proteção de todos os membros no ambiente laboral.

Como o movimento surgiu?

A Organização Internacional do Trabalho estabeleceu, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, devido a um acidente grave que aconteceu em Virgínia, Estados Unidos, em 1969, provocando a morte de 78 funcionários.

Com isso, o Brasil começou a utilizar, em 2005, o mesmo dia para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005. Além disso, há o dia 7 de abril, que representa o Dia Mundial da Saúde.

Por esse motivo, o mês de abril é ideal para refletirmos a respeito dos cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Ademais, é necessário analisar por que é importante para empresas e governos investir na segurança e na prevenção de acidentes.

Quais são os objetivos do Abril Verde?

Entre as principais finalidades do programa, estão:

  • mensurar os riscos;
  • engajar a sociedade;
  • conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
  • estimular a cultura de prevenção;
  • analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho;
  • refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
  • promover ações.

Qual é a importância do movimento?

Os dados disponibilizados em 2014 foram de, em media, 700 mil acidentes no ambiente laboral no país, gerando mais de 2.700 mortes e 250 mil afastamentos superiores a 15 dias. Dessa forma, é dever dos empresários e gestores conscientizar a equipe e engajá-la em relação aos objetivos do Abril Verde.

Quais estratégias podem ser implementadas pelas empresas no Abril Verde?

Ações estratégicas podem ser adotadas por qualquer companhia, independentemente do seu porte ou orçamento, já que existem diversas alternativas, por exemplo:

  • palestras;
  • debates;
  • seminários;
  • campanhas publicitárias;
  • mobilizações sociais;
  • treinamento dos funcionários sobre prevenção de acidentes e doenças.

Conseguiu entender a importância do Abril Verde? Como vimos, esse é um programa essencial para a elaboração de práticas que têm a finalidade de engajar e orientar a respeito do que deve ser feito para a promoção do bem-estar, tranquilidade e segurança dos empregados. Portanto, não deve ser deixado de lado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, acesse nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This