Saiba quais são os riscos do trabalho do motociclista profissional!

Profissionais que atuam no trânsito, principalmente os motociclistas, estão expostos a diversos riscos. Segundo o Boletim Epidemiológico publicado em 2023 pelo Ministério da Saúde, no ano de 2020, os hospitais do SUS registraram 190 mil internações por acidentes de trânsito. Dessas, 61,6% foram de motociclistas. Considerando os riscos do trabalho, é fundamental investir em medidas para prevenir esses casos.

Ao tomar uma atitude nesse sentido, você possibilita que o motociclista profissional realize seu trabalho de forma mais segura. Assim, além disso, seu negócio evita atrasos, e diminui a possibilidade de ter que lidar com processos trabalhistas.

Acompanhe e entenda melhor os riscos do trabalho do motociclista profissional.

Quais os fatores de risco do trabalho do motociclista profissional?

O primeiro passo na gestão de saúde e segurança para motociclistas é entender quais são os riscos envolvidos. Veja, a seguir, os principais fatores que contribuem para o alto índice de acidentes nessa categoria.

Problemas de infraestrutura

A motocicleta é o veículo mais vulnerável na maioria dos acidentes. Além disso, muitas ruas têm infraestrutura inadequada, com buracos ou falta de iluminação. Sendo assim, o motociclista está mais sujeito a se envolver em acidentes e ter consequências graves.

Uma evidência que corrobora isso é o cenário dos acidentes de motocicleta em São Paulo. Foram apuradas 108 mortes de motociclistas no primeiro trimestre de 2024, número recorde desde que os dados começaram a ser coletados em 2015. Porém, nenhuma morte foi constatada nas faixas azuis, que são exclusivas para motos. Algo que ainda não é norma em todas as grandes cidades.

Negligência com as medidas de segurança

Há muitos casos também de profissionais que não seguem normas de segurança. Isso inclui, por exemplo, conduzir a motocicleta de forma perigosa ou não utilizar EPIs apropriados para sua atividade.

Falta de capacitação do profissional

Outro resultado comum na análise de acidentes dos motociclistas profissionais é a falta de preparo do indivíduo. Muitos não são capacitados/treinados sobre como conduzir seu trabalho com segurança, o que aumenta as chances de acidentes.

Como diminuir os riscos do trabalho do motociclista profissional?

É responsabilidade da empresa lidar com os principais riscos do trabalho do motociclista profissional. Para isso, o ideal é tomar algumas medidas no dia a dia. Confira!

Uso correto de EPIs

O uso de EPIs é obrigatório para qualquer motociclista, mas especialmente para aqueles que atuam profissionalmente. Todos os seus profissionais devem usar capacete com proteção para os olhos, jaquetas para evitar cortes, luvas, botas, antena corta-pipa, cotoveleiras e joelheiras, além do mata-cachorro.

Manutenção preventiva da moto

Outra causa bastante comum de acidentes é a falta de planejamento na manutenção das motos. Um defeito nos freios, na suspensão ou os pneus desgastados, por exemplo, pode levar à perda de controle e aumentar a chance de acidentes.

Portanto, para minimizar os riscos do trabalho, é importante ter uma agenda bem definida de manutenção preventiva para a moto. Se o motociclista atua com uma moto própria, você deve incentivar, facilitar a prática da revisão e sempre que possível, fiscalizar.

Respeito às leis de trânsito

As normas de trânsito são criadas justamente para minimizar o risco de acidentes de trânsito. Logo, os motociclistas profissionais devem sempre segui-las, principalmente os limites de velocidade e a sinalização.

Agora você tem um direcionamento melhor para minimizar os riscos do trabalho do motociclista profissional. Investir nessas medidas trás muito mais segurança para o trabalhador e para a empresa, além de contribuir com a eficácia e produtividade a longo prazo.

Quer ajuda para diminuir riscos de trabalho na sua empresa? Então, entre em contato com a SAFE e veja como podemos auxiliar.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This