O que é LER e DORT e como prevenir? Confira
Você sabe o que é LER e DORT? São um grupo de doenças que afetam os nervos, tendões, músculos e articulações, originadas ou agravadas por aspectos relacionados às atividades laborais desenvolvidas. Por atingirem uma quantidade considerável de trabalhadores, é um assunto que requer atenção, principalmente com o aumento do trabalho em regime de home office, onde nem sempre os cuidados com ergonomia são observados em casa.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é LER e DORT, como são desencadeadas e os principais cuidados. Confira!
O que é LER e DORT?
Em geral, a diferença entre LER e DORT é apenas o termo usado. Isso porque ambas representam um conjunto de enfermidades do sistema musculoesquelético, que se relacionam às condições referentes ao ambiente laboral. Anteriormente, essas doenças eram chamadas somente de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), sendo a terminologia substituída por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Os sintomas de LER e DORT costumam se manifestar de forma progressiva, ou seja, começam mais leves e vão piorando em alguns momentos. Caso não sejam tratados, pode ocorrer um agravamento do quadro, com sintomas mais intensos e que podem prejudicar a qualidade do trabalho desenvolvido, bem como a qualidade de vida do indivíduo. Entre os principais sinais, estão:
- dor localizada;
- dor generalizada que irradia;
- formigamento;
- dormência;
- desconforto;
- diminuição da força muscular etc.
Entre as doenças ocupacionais mais frequentes estão as tendinites (principalmente nos ombros, cotovelos e punhos), mialgias (dores musculares) em várias regiões do corpo e lombalgias (dores na região lombar).
Quais são as atividades mais comuns que provocam LER e DORT no ambiente de trabalho?
Existem algumas atividades realizadas no local de trabalho que contribuem para o surgimento de LER e DORT. A seguir, veja as principais:
- esforços repetitivos durante a realização das funções;
- utilização de instrumentos que transmitem vibração em excesso;
- excesso de força para a execução das atividades;
- tarefas desenvolvidas com posturas inadequadas.
Como prevenir LER e DORT?
Para prevenir LER e DORT é importante que a empresa adote algumas medidas com o intuito de evitar a ocorrência dessas enfermidades em seus colaboradores e, ainda, eliminar os aspectos que predispõem essas condições. Por exemplo:
- conhecer as atividades e controlar o ritmo de trabalho dos funcionários;
- estimular as pausas para descanso no decorrer da jornada de trabalho, já que esse cuidado é importante para a recuperação do corpo;
- promover o rodízio de atividades, que evita a permanência na mesma posição por muito tempo ou execução de movimentos repetitivos;
- adequar os mobiliários e os equipamentos de trabalho, possibilitando posturas confortáveis e ergonômicas ao empregado;
- criar horários para a prática de exercícios físicos dentro do ambiente laboral;
- controlar a iluminação e temperatura, ruídos e demais fatores externos que possam contribuir para o surgimento das enfermidades.
Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre LER e DORT? Então, não espere para colocar as dicas apresentadas em prática e, dessa forma, criar um ambiente laboral saudável, produtivo e, consequentemente, com melhores resultados.
Este conteúdo foi importante para esclarecer as suas dúvidas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber informações atualizadas sobre outros temas em seu e-mail!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.