A consultoria em meio ambiente está sendo cotada por muitas empresas atualmente. O motivo é bastante evidente: com tantas autuações, danos e prejuízos devido a práticas ilícitas — além dos evidentes estragos que isso causa para as pessoas e à própria natureza —, isso também se tornou uma preocupação estratégica.

Por outro lado, adotar práticas excelentes faz com que a gestão se destaque, uma vez que sustentabilidade, ecologia e compromisso ambiental estão entre os pilares das grandes marcas do mercado. É muito importante ter consciência e a gestão leva isso à equipe.

Pensando sobre a importância desse assunto, trouxemos este post com reflexões sobre o assunto e três parâmetros para você acertar na escolha de uma parceria estratégica. Que tal se inteirar? Continue conosco e fique por dentro!

O que é consultoria em meio ambiente?

A consultoria em meio ambiente trata da prestação de serviço realizada por empresas especializadas no assunto. Essa equipe de profissionais vai estudar todos os aspectos da atuação de um negócio, gerando um diagnóstico acerca dele.

Uma vez que os impactos ambientais são levantados, a gestão pode tomar decisões para endereçar os mesmos e melhorar seus processos. Além disso, adequações à legislação vigente, atendimento de normas e certificação ambiental são assuntos que, certamente, são importantes para quem dá direcionamento ao negócio.

O que considerar na escolha da empresa parceira?

Há diversos profissionais que podem colaborar com esses relatórios e implementação de medidas, como engenheiros ambientais, biólogos, técnicos em meio ambiente, geólogos etc. Mas não basta à parceira que prestará a consultoria em meio ambiente apresentar um bom currículo. Veja o que é preciso, também.

Equipe especializada e experiente

Há diversas áreas que podem colaborar para essa ação, sendo assim, opte por times interdisciplinares, com olhares variados e expertise. Quanto mais prática a consultoria tiver, melhor vai entender os desafios da empresa e poder atuar lado a lado com ela.

O ideal é que você faça uma boa pesquisa pelos cases de sucesso da equipe, buscando o que eles fizeram por seus clientes, em quais ramos atuam e quais são os impactos e reais resultados da contratação daquele time em especial.

Alinhamento com o propósito da consultoria

Esse é um direcionamento pouco explorado. Toda a empresa carrega consigo a sua razão de ser, de existir. Assim sendo, antes de chamar alguém para analisar o seu trabalho, é fundamental entender qual é o motivo pelo qual aquela consultoria existe e por que esse time atua com esses serviços. Levar o bem-estar das pessoas em consideração é muito importante!

Não adianta estabelecer uma parceria com uma empresa que não tem propósito, não sabe por que está no mercado ou traz aspectos puramente técnicos. Então, procure identificação desse fator antes de tudo. Na verdade, é esse norte que vai mostrar o valor da consultoria para quem a contrata. É o valor agregado que faz toda a diferença!

Proposta de trabalho diferenciada

O propósito da empresa pode ser encontrado em seu site institucional, mas deve ser refletido também na fala dos profissionais da equipe, na forma de operar os projetos e, principalmente, nas propostas de trabalho. É claro que, muitas vezes, estamos falando de regras e normas, mas isso não impede a personalização.

É essencial que a consultoria em meio ambiente possa abrir o diálogo com a gestão interessada, a fim de entender quais são os resultados esperados e criar um método de alcançar esses objetivos e metas. Afinal, é questão de consciência, mas também deve haver estratégia de mercado envolvida.

Reforçando o que foi lido aqui: a escolha de uma consultoria em meio ambiente deve levar em consideração as necessidades do seu negócio. Assim, poderá alinhar seus processos de forma a manter ou melhorar os resultados, tanto financeiros quanto de produtividade e proteção aos recursos naturais.

Para entender melhor esses diferenciais, entre em contato conosco, fale sobre os desafios que a empresa tem enfrentado e descubra como o nosso trabalho pode colaborar com o seu!

Se quiser saber mais sobre a SAFE, acesse nosso site no endereço www.safesst.com.br.

Autor

Escreva um comentário

Share This