6 práticas para adotar o conceito de Lixo Zero na empresa
A quantidade de lixo produzida no mundo atual é uma questão cada vez mais preocupante. Um levantamento feito pela ONU em 2023, sinalizou que anualmente a humanidade gera 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais somente 55% são gerenciados em instalações controladas. Com maior descarte, também surgem problemas como maior poluição da natureza e acúmulo de substâncias tóxicas, sem mencionar a dificuldade logística em lidar com todo esse resíduo. Por isso existem campanhas para minimizar seus impactos ambientais, como o programa Lixo Zero.
Sua empresa também tem um papel importante nesta empreitada. Quanto maior for o seu negócio, provavelmente maior é a quantidade de lixo que você produz, seja de forma direta ou indireta. Por esse motivo, é fundamental tomar as medidas necessárias para reduzir seu impacto ambiental.
Acompanhe e entenda mais sobre o programa Lixo Zero e as principais práticas que você pode adotar em sua empresa.
O que é o programa Lixo Zero?
Como o nome diz, o programa Lixo Zero é um conjunto de práticas e campanhas que buscam eliminar ou minimizar a produção de lixo em um ambiente ou organização — por meio de reaproveitamento, reciclagem ou buscando alternativas não descartáveis.
O conceito foi desenvolvido pela Zero Waste International Alliance, ou ZWIA, uma organização com o objetivo de reduzir a produção de lixo em escala mundial. Ela envolve não só mudanças de processos, mas também na forma como a empresa pensa o próprio consumo de material e seu descarte.
Todas as empresas têm, mas as de médio e grande porte têm um papel particularmente fundamental na redução da produção de lixo. Com algumas mudanças internas, você também pode reduzir consideravelmente o impacto ambiental do seu negócio.
6 formas de adotar o programa Lixo Zero em seu negócio
É verdade que, para eliminar ou mesmo reduzir a produção de lixo em sua empresa, será necessário investir em mudanças em seus processos. Algumas simples, outras mais drásticas. Porém, a longo prazo, o retorno para seu negócio é notável.
Veja a seguir algumas das principais práticas do programa Lixo Zero e como você pode adotá-las em sua empresa.
1. Identificar os geradores de resíduos
O primeiro passo para controlar a quantidade de lixo produzida em seu negócio é entender como sua empresa produz e descarta esses materiais. Sem essa informação, é mais difícil promover ações eficazes para tornar seu negócio mais sustentável.
Um bom ponto de partida é calcular a quantidade de material descartável presente em seu negócio. Copos, papel, canudos, entre outros. Estes são alguns dos fatores para a produção de lixo nas empresas.
Ao mesmo tempo, você deve avaliar seus processos internos e identificar os desperdícios inerentes a cada estágio. Por exemplo, o material descartado como parte da produção industrial. Quanto maior for o seu reaproveitamento, menos lixo é produzido.
2. Promover o consumo responsável
A nível individual, o consumo responsável envolve comprar aquilo que é necessário, evitar o desperdício e aproveitar ao máximo todos os seus recursos. O mesmo princípio de responsabilidade social se aplica à forma como você planeja o uso de materiais em sua empresa.
É importante considerar como cada material será utilizado e qual será seu destino após o descarte. Se você planejar de antemão como estes materiais serão processados, tem mais oportunidades para reduzir seu descarte.
Além disso, evitar o desperdício dentro da empresa também traz benefícios financeiros. Assim, você consegue tirar maior proveito do seu orçamento, evitando perdas desnecessárias.
3. Adotar materiais reutilizáveis
Como mencionamos, o uso de material descartável é um dos principais fatores para a produção de lixo em larga escala, poluição e perda de biodiversidade. Sendo assim, esse é um excelente ponto para focar seus esforços durante o programa Lixo Zero.
Considere, por exemplo, os copos descartáveis para água e café, algo comum em qualquer empresa. Dependendo da sua equipe, você pode utilizar uma grande quantidade diariamente, o que aumenta seus custos e sua produção de lixo.
Utilizar materiais reutilizáveis, como copos ou garrafas de vidro, por exemplo, reduz bastante a quantidade de lixo produzida todos os dias. Um princípio que pode ser aplicado a outros campos que fazem uso de muitos materiais descartáveis.
4. Fazer a coleta seletiva
A forma como o lixo é descartado e processado faz toda a diferença no impacto ambiental da sua empresa. Porém, boa parte do material jogado fora não recebe o tratamento necessário, o que aumenta as chances de que se acumule nos oceanos ou lixões.
Uma forma de evitar isso é a coleta seletiva. Separar o lixo de acordo com seu material facilita o descarte adequado, além de sua reciclagem. Mesmo que você apenas separe o lixo orgânico do inorgânico, isso já auxilia no tratamento adequado desses materiais.
5. Investir em reciclagem
Seguindo a mesma linha do tópico anterior, o programa Lixo Zero também enfatiza bastante a reciclagem como a melhor forma de evitar a produção excessiva de lixo. Enquanto o material continua em circulação, ele não se acumula na natureza.
Com a separação correta e a coleta seletiva, você pode dividir o lixo reciclável e não reciclável mais facilmente. Por isso essas duas práticas quase sempre andam juntas.
Em alguns casos, é possível adotar algumas formas de reutilização e reciclagem dentro da própria empresa. Por exemplo, o redirecionamento da água das torneiras para uso na descarga dos banheiros.
6. Conscientizar a equipe
Mesmo que o impacto de ações individuais seja pequeno, ele se torna notável quando um número grande o suficiente de pessoas segue essas práticas. Por isso o programa Lixo Zero envolve a participação de toda a equipe.
Você pode começar mudando seus processos internos para que o trabalho dos colaboradores envolva menor produção de lixo. Isso também envolve uma reeducação sobre a forma como atuam no dia a dia.
Além disso, é fundamental que a equipe mantenha a mesma mentalidade fora da empresa. Para isso servem seminários e treinamentos voltados à sustentabilidade. Assim, suas ações têm um alcance maior e geram mais impacto positivo.
O programa Lixo Zero é um passo importante para toda empresa. Com estas práticas, você torna seu negócio menos impactante negativamente ao meio ambiente, além de melhorar a imagem do seu negócio e reduzir o desperdício de recursos em seus processos.
Quer continuar se informando para minimizar o impacto ambiental da sua empresa? Então, siga a SAFE no Facebook e no LinkedIn agora mesmo.
Se você quiser conhecer mais a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.