Reduzir o absenteísmo nas empresas deve ser uma prioridade. O motivo é muito simples: a ausência dos profissionais causa perdas na capacidade de produção, influencia negativamente o clima de trabalho e até aumenta o risco de acidentes.

Nesse processo, é indispensável investir em programas de incentivo, no bem-estar da equipe e manter todos alinhados às normas de segurança, ergonomia e saúde ocupacional. O índice de absenteismo deve ficar no máximo em 1,5%; acima disso, é considerado elevado.

Pensando em tudo isso, criamos este post para você. Hoje, você vai aprender a reduzir o absenteísmo nas empresas de forma prática e eficaz. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Estabeleça programas de incentivo

Se existem muitas faltas e atrasos sem justificativa, eles devem ser combatidos com veemência pela organização. Para tal fim, uma importante estratégia é criar programas de incentivo. A questão é: como fazer isso?

Uma boa dica é associar a redução do índice de absenteísmo a uma recompensa para a equipe, que pode ser uma premiação financeira ou até mesmo não financeira (como um almoço). O mais importante é oferecer algo que tenha valor para o time, assim ninguém desejará faltar.

Invista no bem-estar interno

Os profissionais passam grande parte do seu dia dentro da empresa, que é considerada um segundo lar por muitos. Por isso, é importante investir na qualidade de vida, garantindo que todos fiquem mais satisfeitos. Além de aumentar a satisfação, o bem-estar dos funcionários pode até mesmo evitar problemas de saúde futuros. Tudo isso certamente contribuirá para diminuir o número de faltas e atrasos.

Para tanto, é possível começar analisando a ergonomia dos móveis, equilibrando a vida pessoal/profissional dos profissionais, investindo em um modelo de liderança pelo exemplo, incentivando a prática de esportes e assim por diante.

Aprimore a segurança no trabalho

A ocorrência de acidentes contribui para o crescimento do absenteísmo nas empresas, por isso é importante implementar programas para prevenção de ocorrências e gestão dos riscos diários. Assim, os próprios profissionais se sentirão mais valorizados, o que tem impacto direto em sua produtividade.

Além de contribuir para que os funcionários não se ausentem por motivos de saúde, o investimento em segurança no trabalho diminui muito os problemas relativos à legislação e torna seu negócio mais competitivo, o que potencializa os seus lucros.

Um programa de segurança no trabalho baseado em comportamento seguro, por exemplo, pode ter diversas etapas, como mapeamento dos riscos, implementação de medidas iniciais de segurança, treinamentos, acompanhamento e fiscalização e a melhoria contínua.

Implementação de uma melhor comunicação

O desenvolvimento da comunicação interna na companhia também deve ser observado. Tenha em mente que um bom diálogo pode melhorar muito o clima de trabalho, facilitar a construção dos relacionamentos interpessoais e manter os funcionários cada vez mais satisfeitos.

Para melhorar o diálogo, é possível investir na implementação de novos canais, tais como: murais de recados, aplicativos mobile, intranet e TV corporativa. Também é preciso que cada líder se comprometa com o assunto, dando e recebendo bons feedbacks para a melhoria de forma contínua.

Essas são algumas dicas. Ao aplicá-las, será possível reduzir o número de faltas, afastamentos e atrasos dos profissionais, independentemente do motivo. No final, todo o negócio será beneficiado, tornando-se mais próspero e produtivo.

Em suma, um funcionário reconhecido em seu trabalho, atuando em um ambiente seguro, com atmosfera positiva e bem informado sobre o que acontece com a sua empresa, tende a faltar muito menos ao trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para reduzir o absenteísmo em sua empresa? Aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário em nosso post!

Autor

Escreva um comentário

Share This